Turbulência? O que a aviação pode ensinar aos Empresários

Imagine que você é piloto de um avião e está prestes a decolar em um voo comercial que tem como origem o seu estado e como destino o Japão. Antes de decolar, seu primeiro procedimento é fazer um check list com uma série de verificações, sobre você, o piloto, que inclui: experiência em voos desse tipo, horas de trabalho até o momento, horas de sono e alimentação, até as condições da aeronave e trajeto como balanceamento de peso da aeronave, distância a percorrer, quantidade de combustível, verificação de componentes eletrônicos e mecânicos, condições climáticas etc. Toda essa checagem é realizada apenas para levantar voo.

Após decolar, outra série de informações são constantemente verificadas. O sucesso da viagem e a segurança de todos os passageiros estão diretamente ligados a todas essas informações.

E como podemos aprender com esse exemplo da aviação e levá-lo para nossa empresa?

Todos os dias planejamos voos, às vezes mais curtos, pequenas pontes aéreas; às vezes mais longos, intercontinentais. O mais importante é compreender que, independente da distância a percorrer, os cuidados devem ser os mesmos.

O que acontece geralmente é que, diariamente, perdemos oportunidades de verificar informações importantes referentes ao nosso negócio e nossa equipe, executando voos inseguros, correndo o risco de não chegar ao destino final e, pior, correndo riscos que geram grandes prejuízos.

Checar as informações, os cenários e as condições da equipe são ações primordiais para a gestão de excelência, principalmente em tempos turbulência.

Por isso, aqui vão algumas sugestões:

  • Tenha claro aonde chegar e como chegar – seus objetivos e estratégias;

  • Capacite sua equipe e acompanhe o seu desenvolvimento;

  • Estabeleça tarefas e rotinas claras e certifique-se de que todos saibam o que deve ser feito;

  • Estabeleça indicadores que apresentem como está o desempenho da Empresa;

  • Avalie sua gestão e suas ações, verifique se o rumo de sua pilotagem está condizente com seus objetivos;

  • Esteja atento às condições do mercado. Diante de um mau tempo, é preciso assumir o controle e corrigir rumos de forma eficaz;

  • Avalie constantemente o nível de conhecimento da equipe. Conhecimento é o principal combustível para uma boa gestão.

Voltando para a aviação, historicamente são muito raros casos em que uma turbulência por si só ocasionou a queda de uma aeronave. O evento de modo geral é ocasionado por uma associação com outras falhas, seja humana ou mecânica. Da mesma forma, uma gestão com informações e indicadores bem definidos é fundamental. Turbulências virão e, por maiores que sejam, se você estiver preparado, por si só, elas não terão forças para derrubar a sua empresa.


Autor: Leandro Massucato (Abril/2020)


Saiba mais sobre o LUMEN INSTITUTO acesse www.lumeninstituto.com.br

0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2023 por Renova Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com